Médico explica primeiros socorros em acidentes em casa

Posted on 1 de junho de 2012

0


O Dr. Abrão José Cury Jr., vice-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, explica os primeiros procedimentos em acidentes em casa, até chegar o socorro médico, ou se deslocar a um pronto-socorro.

Choques – Se a pessoa estiver presa à corrente elétrica, como uma tomada, desconecte a pessoa com cuidado, usando um isolante, como uma madeira, que pode ser um cabo de vassoura. Depois coloque a pessoa deitada e com pescoço estirado. Finalmente, chame o socorro médico, como SAMU ou Corpo de Bombeiros.

Queimadura – Lave a área queimada com água limpa e fresca. Se tiver roupa no local, corte e tire. Não coloque substâncias, como pasta de dente, porque podem piorar a situação, contaminando o local. Leve a pessoa para o pronto-socorro.

Cortes – Não assopre o local do corte porque pode contaminá-lo. Comprima o local com um pano limpo. Se o sangramento for grande, faça um torniquete acima do corte. Limpe com água limpa e fresca, não coloque nenhuma substância em cima e leve o acidentado ao pronto-socorro.

Fratura – Evite mexer e locomover a pessoa, o movimento pode piorar a fratura. O melhor é chamar o socorro médico. Na fratura do braço, posicione a pessoa de forma a sentir o mínimo de dor possível e a leve ao pronto-socorro.

Parada cardiorrespiratória – Nos casos em que uma pessoa parece não ter sinais de respiração e batimento cardíaco, só se deve fazer massagem cardíaca se tiver sido previamente orientado e treinado. Caso contrário, chame o socorro médico.

“O melhor sempre é a prevenção”, destaca o médico que completa:

1. Oriente as crianças a não brincarem perto de redes de alta tensão.

2. Evite tapetes que escorreguem.

3. Instale corrimãos nas escadas.

4. Coloque barras de apoio no banheiro, em especial, para que os idosos se apoiem.

5. Use protetores nas tomadas.

6. Deixe os cabos da panela sempre virados para a parte interna do fogão.

7. Não deixe no caminho objetos que podem provocar tropeções e acidentes.

8. Seja cuidadoso.